Notícia 31-08-2019

“CATRAIA – Maré de Arte Sustentável” na Praia da Tocha

“Andar à catraia” significa, na gíria piscatória da região, o ato de caminhar à beira-mar em busca de materiais trazidos pelas ondas, com o fim de os reutilizar. Aliando a crença numa cultura descentralizada dos grandes meios urbanos e acessível a todos a uma forte componente de sensibilização ecológica, será um evento cujo principal protagonista é o lixo marinho que presenteia anualmente o areal.

Esta iniciativa contou com música, exposições, trash art, conversas e oficinas para miúdos e graúdos, este é um convite a refletir sobre o lixo que produzimos, no ambiente singular da Praia da Tocha.

A INOVA aliou-se a este evento com a vertente de sensibilização ambiental aos visitantes sobre a temática dos resíduos. As várias dinâmicas foram estabelecidas através do jogo da glória sobre a separação de resíduos e reciclagem, bem como através de um concurso de quadras, em que os participantes eram convidados a elaborar uma quadra contendo algumas palavras, tais como: Catraia, Praia da Tocha, Ambiente, Reciclagem, Ecopontos, Lixo e Oceano. O autor da quadra vencedora recebeu como prémio um mini ecopontos doméstico. O autor da segunda quadra mais votada recebeu uma garrafa de água reutilizável e o autor da terceira classificada recebeu uma flor. Todos os participantes receberam brindes, tais como lápis de cor e blocos de notas, entre outros.

Pretendemos assim despertar a consciência ambiental envolvendo as gerações. A iniciativa foi coroada de êxito em que juntou à "brincadeira" as crianças, os pais e os avós. A brincar também se aprende! 

A todos um muito obrigado.