Notícia 29-08-2018

A equipa Cantanhede Recicla contribuiu para a elaboração de mais uma candidatura ao Fundo Ambiental

Cantanhede Recicla, campanha que visa a sensibilização para a adoção de boas práticas ambientais, desenvolvida pela INOVA-EM, participou na elaboração da candidatura ao Fundo Ambiental. INOVA-EM assinou contrato de financiamento com o Fundo Ambiental para “Promover o Uso Eficiente da Água”.

Os contratos de financiamento para os projetos foram nesta terça-feira assinados no pavilhão Ciência Viva, em Lisboa. Ao todo foram submetidos mais de 150 projetos, dos quais foram aprovados 39 para financiamento. As candidaturas estiveram inseridas no âmbito do aviso para “Promover o Uso Eficiente da Água” (22 projetos) e no aviso para “Repensar Rios e Ribeiras” (17 projetos).

A cerimónia foi presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que lembrou que os projetos de educação ambiental foram no ano passado financiados com 1,5 milhões de euros, valor que chegou quase aos dois milhões este ano, um montante que se deverá manter no próximo ano.

No entanto no próximo ano, disse o ministro aos jornalistas, será feiro um estudo “que tente perceber quais as preocupações ambientais que os portugueses têm”, para “escolher de maneira mais certeira os temas em próximos anos, em que avisos como estes vão ser lançados”.

A solução de conceção da operação “Água é Vida”, apresentada pela entidade gestora do sistema municipal de abastecimento de água e saneamento de águas residuais do Concelho de Cantanhede, INOVA-EM, corresponde à aquisição de um conjunto de bens e serviços que irão permitir divulgar pela população e agentes económicos do concelho de Cantanhede e Concelhos limítrofes (Mira, Vagos, Oliveira do Bairro, Anadia, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Coimbra e Mealhada), a temática da correta gestão dos recursos hídricos, pretendendo-se capacitá-los, para a utilização mais eficiente da água através da adoção de novos hábitos e alteração de comportamentos, motivando-os e educando-os sobre o valor do recurso. A operação encontra-se perfeitamente alinhada com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e com os compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal no domínio da sustentabilidade (Plano de Ação para a Economia Circular, Acordo de Paris e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030).