Notícia 29-08-2018

2ª Edição da ação de sensibilização na Praia da Tocha

No dia 27 de agosto, a Campanha Cantanhede Recicla voltou a estar presente na Praia da Tocha. O sucesso da primeira edição resultou em muitas solicitações (dos munícipes que participaram da 1ª edição e de outros que tiveram conhecimento pela internet), para que a campanha regressasse à praia permitindo que mais pessoas pudessem participar.

“Praia boa é praia limpa”! Esse é o slogan que a equipa criou para despertar a atenção dos veraneantes sobre a importância de se manter as boas práticas ambientais por todo o areal e localidade. Para além de sensibilizar as pessoas para a necessidade de recolherem os próprios resíduos que produzissem enquanto estivessem no areal, os mesmos foram convidados a recolher também, os resíduos abandonados por outros e trazidos pelo mar. Forem entregues luvas e sacos a quem quisessem participar e muitas famílias que estiveram na primeira edição, voltaram a participar.   

Os participantes puderam novamente jogar na roleta com perguntas sobre a temática dos resíduos, criar quadras sobre o mesmo tema e receber prémios. Foram distribuídas plantas, sacos ecopontos e vários outros brindes.  

De acordo com o Ocean Conservancy, cerca de oito milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos, além dos 150 milhões de toneladas que circulam atualmente no mar. Prevê-se que em 2050 a quantidade de lixo seja superior ao número de peixes.

A Praia da Tocha mantém o galardão da Bandeira Azul há 28 anos e esse é um estatuto que se pretende reforçar. É um dever de todos, transformar comportamentos e construir atitudes mais ambientais. Uma praia de qualidade tem de ser uma praia limpa e esse trabalho depende de cada pessoa que pisa o areal.