Notícia 05-06-2018

Dia Mundial do Ambiente

De forma a assinalar O Dia Mundial do Ambiente, a equipa Cantanhede Recicla esteve presente em alguns pontos da cidade de Cantanhede, a sensibilizar os munícipes para a importância de proteger e preservar a natureza através da separação e deposição correta dos resíduos, reutilização e valorização de materiais e do uso eficiente da água.


O dia 5 de junho foi escolhido para festejar a data, pois marca o dia em que teve início a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia. O evento foi um marco e sua Declaração Final contém 19 princípios que assentam na necessidade de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, estabelecendo assim as bases para a nova agenda ambiental das Nações Unidas.

“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar as nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual a nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas...”

“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a humanidade.”
Trechos da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972)

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente. Este ano, com o tema #AcabeComAPoluiçãoPlástica, a data soma esforços à campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente para combater o lixo marinho e mobilizar todos os setores da sociedade global no enfrentamento deste problema — que se não for solucionado, poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050.

Os eventos visam desde 1974, ano em que a data foi celebrada pela primeira vez, apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da Humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.

 

Fechar a torneira enquanto se lavam os dentes, não deitar lixo no chão e separa-lo corretamente, cuidar dos animais, das plantas e jardins, são alguns exemplos de atitudes simples e presentes na rotina de muitas famílias, onde cada uma poderá dar o seu contributo agindo corretamente, de maneira simples e com um impacto muito positivo para o coletivo.  

Imagem: ZAK NOYLE / GLOBAL POPULATION SPEAK OUT