Notícia 23-08-2018

Campanha Cantanhede Recicla esteve presente na Praia da Tocha

No dia 22 de agosto, a Campanha Cantanhede Recicla esteve presente na Praia da Tocha. A ação visou sensibilizar os veraneantes sobre a temática dos resíduos, nomeadamente para a importância das boas práticas no areal, recolhendo os resíduos, separando e depositando-os corretamente nos ecopontos.

“Praia boa é praia limpa”, foi com esse slogan que a equipa convidou a participar, todas as pessoas que se dirigiam à praia, desde crianças a idosos. Todos os participantes receberam luvas e sacos para a recolha do próprio “lixo” que produzissem, mas também de todos os tipos de resíduos que fossem encontrando enquanto permaneciam no areal. Para além dessa ação, os participantes puderam jogar na roleta com perguntas sobre a temática dos resíduos, criar quadras sobre o mesmo tema e receber prémios. Foram distribuídos sacos e garrafas de água reutilizáveis, blocos de notas, lápis de cera e plantas. Participaram diretamente na ação de sensibilização aproximadamente 300 pessoas. Veja o vídeo da ação no link “ver mais”.

Durante a ação, foram recolhidos diversos tipos de resíduos desde, latas, garrafas de plástico e vidro, embalagens de detergente de roupa, pedaços de rede, beatas entre outros, sendo predominante a presença do plástico. As quantidades de plástico que se têm espalhado afetam os oceanos e tem ameaçado espécies marinhas e os humanos. De acordo com o Ocean Conservancy, cerca de oito milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos, além dos 150 milhões de toneladas que circulam atualmente no mar. Prevê-se que em 2050 a quantidade de lixo seja superior ao número de peixes.

A Praia da Tocha mantém o galardão da Bandeira Azul há 28 anos e esse é um estatuto que se pretende reforçar. É um dever de todos, transformar comportamentos e construir atitudes mais ambientais. Uma praia de qualidade tem de ser uma praia limpa e esse trabalho depende de cada pessoa que pisa o areal.