Perguntas Frequentes

Como separar os resíduos domésticos?

Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Não é obrigatório lavar as embalagens de leite, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico, antes de os depositar nos ecopontos correspondentes. Papéis devem estar secos e devem ser dobrados e amassados para diminuir o volume.

Que destino poderei dar aos óleos alimentares usados?

Os OAU (óleos alimentares usados) separados são depositados em contentores específicos (oleões) e posteriormente, recolhidos e encaminhados para reciclagem, nomeadamente para fabrico de sabão natural ou biodiesel.

A APPACDM do Rovisco Pais - Tocha, é a entidade responsável pela recolha do OAU no município.

Que acontece às embalagens usadas que depositamos nos ecopontos para recolha seletiva?

Depois de recolhidas, as embalagens usadas são transportadas pela ERSUC para uma Estação de Triagem, onde são submetidas a uma separação ainda mais rigorosa por tipo de material. Por exemplo, os metais são separados em ferrosos e não ferrosos; os plásticos em PVC, PET, PEAD, PEBD, PP, PS, entre outros. A triagem confere aos resíduos a homogeneidade e qualidade necessárias à sua reciclagem. Depois deste processo de seleção, os resíduos de embalagens são enfardados por tipo de material e reencaminhados para empresas que procedem à sua reciclagem.

Quais são as vantagens da Reciclagem?

- Economia de Energia;
- Poupança de matérias-primas e preservação de recursos naturais;
- Redução da quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que vão para aterros sanitários;
- Menos poluição.

É verdade que após a colocação no ecoponto, os resíduos são todos misturados na viatura de recolha?

Todos os materiais recicláveis recolhidos através dos ecopontos de via pública, são encaminhados para o Centro de Triagem da ERSUC, em viaturas e circuitos específicos, não havendo qualquer mistura de materiais. Atualmente, cada fluxo de recicláveis tem um dia específico para ser recolhido.

Que destino dar às lâmpadas?

Pode entregá-las no estabelecimento onde vai comprar a nova. Também pode depositá-la nos centros de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, ou no nosso ecocentro municipal.

As lâmpadas "normais" ou de filamento podem ser colocadas no contentor dos resíduos indiferenciados.

Porque é que os copos de vidro não podem ir para o vidrão, se são feitos de vidro?

A composição do vidro de embalagem não é a mesma de outros tipos de vidro (copos, espelhos, pirexs, entre outros) e, por esse motivo, não fundem à mesma temperatura. Se forem colocados no ecoponto podem dar origem a objetos de vidro com defeito de fabrico e inviabilizar todo um lote de vidro reciclado.

Os Verdes e os Monstros podem ir para os ecopontos?

Tanto os verdes como os monstros não podem ser depositados nos ecopontos nem nos contentores de indiferenciados. Assim como também não devem ser depositados junto aos mesmos. Estes resíduos devem ser encaminhados para a reciclagem, através da entrega direta ao Ecocentro Municipal ou solicitação de recolha à INOVA.

Que destino dar às pilhas?

Para além dos pilhões municipais, os munícipes também podem entregar as pilhas usadas em lojas que habitualmente as comercializem. Alguns destes estabelecimentos já dispõem de recipientes específicos (normalmente em cartão, fornecidos pela ecopilhas).

Tenho a obrigação de separar os resíduos?

Sim, é obrigatória a utilização dos equipamentos específicos existentes nas vias e outros espaços públicos, nomeadamente papeleiras e ecopontos.

O que é a tarifa do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos?

A tarifa do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos destina-se à cobertura dos custos da atividade de deposição, recolha, transporte, armazenagem, triagem, tratamento, valorização e eliminação.

Onde devo depositar as cápsulas de café?

As cápsulas tem um senão: não só incrementam o consumo de materiais necessários para a embalagem (plásticos e alumínio), como aumentam a quantidade de resíduos a depositar em aterro. Por este motivo, as marcas criaram sistemas de reciclagem próprios que permitem aos consumidores depositarem as suas cápsulas usadas num ponto de recolha informado pela própria marca. E assim, para que uma pequena cápsula possa ser sustentável, basta que o consumidor a separe e se desloque a um ponto de recolha, ou, em alternativa, a deposite no ecoponto amarelo sem a borra de café.